quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Por que Pega Pega é a melhor novela de 2017?

Estou acompanhando Pega Pega, a atual novela das 19 horas da Rede Globo, desde seu início.

Antes da estreia, eu já previ que seria boa, inclusive em texto postado aqui no blog.

Em meio a tantos eventos desagradáveis e a uma crise nacional em todos os aspectos (social, política, econômica), Pega Pega faz a gente rir e esquecer dos problemas. E rir muito, diga-se de passagem. Há muitos anos eu não via uma novela tão divertida, em qualquer emissora ou horário, inclusive no horário das sete, que sempre abrigou novelas desse tipo, mas ultimamente andava a desejar.

A audiência está ótima, apesar de tantas críticas negativas. Os haters, que não são poucos, terão que aturar a turma do Carioca Palace até janeiro do ano que vem.

A grande sacada da novela está na inteligência da autora, a estreante Cláudia Souto, em atiçar a curiosidade do telespectador até o final. Há varias perguntas que nos instigam: Eric fica com Luiza ou com Maria Pia? Os ladrões serão presos ou devolverão o dinheiro? O que vai acontecer com Evandro e Mônica? E a Bebeth, o que ela tem afinal?

Há muito tempo uma novela não me prendia tanto a ponto de ficar ansioso pelo capítulo seguinte. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, quando o Canal Viva reprisou Top Model. Como a novela não é do meu tempo, eu a descobri nessa ocasião e fiquei interessado até o final. Top Model também tinha essa característica citada no parágrafo anterior: várias histórias, várias tramas que faziam a gente ficar com desejo de saber logo o que viria.

Por outro lado, ambas têm outra coisa em comum: por mais que a gente queira saber o final, a gente não quer que acabe. Eu pelo menos, não queria que Top Model acabasse nunca, e chorei quando isso aconteceu. Pega Pega também vai me deixar muita saudade. Ainda bem que tenho cerca de quatro meses para me preparar psicologicamente para isso.

O elenco também é de primeira. O grande ator Mateus Solano, do qual sou fã desde que o vi pela primeira vez na TV. Camila Queiróz, que é alvo de críticas injustas à sua atuação e até ao sotaque (!), mas até agora não vi nada que justifique essas críticas. Nanda Costa, que já tinha arrasado em Salve Jorge, agora nos brinda com a sua Sandra Helena. João Baldasserini, como Agnaldo, é o grande destaque.

Quem tem se mostrado uma revelação é o humorista Marcos Veras, que está atuando maravilhosamente bem, como o policial Domênico. Assim como a jovem atriz Valentina Herszage, que em um capítulo inclusive cantou e mostrou que tem talento nas duas funções.

Enfim, Pega Pega traz de volta aquele estilo debochado de novela das sete dos anos 80, inclusive - e principalmente - na abertura, cheia de cores vivas e uma música alegre.

Aliás, a trilha sonora é outra maravilha. Tem Beatles, Shakira, Rag'n'Bone Man (minha preferida), Frejat, Zeca Baleiro, e até uma versão de Torn da Natalie Imbruglia.

Eu aconselho a voces que assistam a novela, não se importando com os comentários negativos. É diversão garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário