quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que esperar do impeachment?

No último domingo, foi dado o primeiro passo para o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eu estou com boas esperanças, mas não comemoro totalmente.

O ideal pra mim seria convocar novas eleições no Brasil, com o maior número de candidatos possível.

Acontece que muita gente não sabe votar e se deixa vender muito fácil. Todos reclamam que falta opção, mas por que então, as piores opções possíveis são as que se elegem?

De certa forma, eu acho que o impeachment da "presidenta", como ela gosta de ser chamada, será positivo.

Essa data ficará marcada como o fim de uma era na História do Brasil. O fim da corrupção assumida, da cara-de-pau e da falta de vergonha na cara. O fim de um populismo neo-getulista, que compra a simpatia da população oferecendo-lhe migalhas. O fim de um separatismo forçado entre grupos sociais e do ódio de classes estimulado pelo próprio Estado.

Nesses 13 anos de PT, eu acompanhei uma boa parte. No início, eu era muito pequeno e não entendia de política. Mas a partir do segundo mandato de Lula, eu já escrevia textos criticando tudo que havia de errado nesse governo espúrio.

Na época, eu era chamado de reacionário, juntamente com jornalistas do porte de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Diogo Mainardi. Nos chamavam de loucos, atrasados, insatisfeitos com a mudança e o progresso. éramos taxados de elitistas e intolerantes. Todos comemoravam a Era Lula, e o nomeavam como o "melhor presidente que o Brasil já teve".

Hoje, o povo queimou a lingua e está pegando seus pecados. Depois dos protestos de 2013, a frase era: "O Gigante Acordou". E as manifestações então, não paravam mais. Agora, em 2016, a pressão foi tão forte, que o Congresso se viu obrigado a atender a vontade da maioria. Finalmente!

E assim renasceu a nossa esperança, o desejo de um país melhor e verdadeiramente mais justo.

É lógico que Michel Temer não vai ser grande coisa. Eu nem me iludo com isso. Mas quem sabe, se ele for diferente do PT, o povo não aprende a escolher melhor seus representantes?

A popularidade de Lula, que no final de seu segundo mandato se gabava de ter 87% de aprovação, está em queda livre. Conheço pouquíssimas pessoas que ainda o defendem e que não querem vê-lo na cadeia.

O impeachment será o início de uma nova era política no Brasil, para o bem e para o mal.

Uma coisa é certa: com a saída do PT, nós nunca mais seremos os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário