domingo, 18 de junho de 2017

A decadência da Sessão da Tarde e uma alternativa viável para recuperá-la

A Sessão da Tarde, da Rede Globo, foi durante anos uma das melhores sessões de filmes da televisão brasileira. Aposto que muitos, assim como eu, formataram seu gosto e sua paixão por cinema assistindo-a.

Na minha opinião, a qualidade dos filmes decaiu um pouco de uns três anos pra cá.

Esporadicamente, ainda são exibidos filmes interessantes, tanto recentes quanto alguns antigos que, vez ou outra, a emissora tira das suas gavetas.

Uma das minhas reclamações é que, ultimamente, o que tem ido ao ar são filmes de drama ou de romance puro, a maioria muito tolos.

Esse fato, além de ser impróprio para crianças, por apresentar questões existenciais, costuma eliminar uma das principais características da Sessão da Tarde: a irreverência, o escracho, o pastelão típico do horário.

Não faço parte da turma que defende até mesmo terror e pornô no horário vespertino. Nada contra quem gosta, eu mesmo adoro pornô como já falei em outras postagens, mas isso formou uma geração inútil que hoje chega ao poder.

O que fazer, então?

Bem, eu sugiro que a Globo traga de volta alguns pequenos "clássicos" (as aspas não são para diminuir, mas pelo fato de serem pouco lembrados). Filmes que passaram algumas vezes e depois cairam no esquecimento. Tais como Super Controle Remoto, Nosso Amigo Frankenstein, Um Ninja da Pesada.

Outra alternativa seria incluir alguns filmes de ação leves, sem muita violência ou sangue, mas que tivessem cenas de luta para prender o telespectador. Os novos do Jackie Chan cumprem bem esse papel. Até pouco tempo, eles ainda eram exibidos, mas, não sei por que razão, não são mais.

Os filmes de animação poderiam continuar, sem problema nenhum, mas não há a necessidade de bobagens como Barbie. Existem opções muito superiores, como o divertido O Caminho para El Dorado, o romântico O Corcunda de Notre Dame e o emocionante Hércules. Não são tão antigos assim, portanto não haveria problema nenhum em resgatá-los.

E as comédias adolescentes? Por que essas pérolas foram retiradas da programação? Ok, se Curtindo a Vida Adoidado é antigo demais, os da Hilary Duff seriam uma boa pedida, sobretudo o engraçadíssimo Material Girls, reprisado bastante certa época e depois desmerecido.

Filmes com animais foram cientificamente comprovados como instrutivos, e ainda que me critiquem, eu os adoro. Air Bud, Beethoven e o mais novo que conheço, Marmaduke, são excelentes materiais para a formação infantil. Até eu acho muito fofos, mesmo longe da minha infância.

Enfim, eu coloquei aqui algumas obras interessantes que a Sessão da Tarde poderia exibir, ao menos de vez em quando, misturadas com os filmes atuais.

Garanto que isso elevaria muito a audiência, já que até as crianças e adolescentes de hoje estão cada vez mais interessadas nos clássicos de verdade. Ainda resta uma pontinha de esperança, meus caros.

Só que esses filmes são bem dificeis de achar para download, em DVD e alguns nem no Netflix. Portanto, a TV está perdendo uma oportunidade única.

Em 2013, mudaram vinheta, horário e locução da Sessão da Tarde, e eles resolveram desengavetar clássicos dos anos 80 (!). O Ibope foi às alturas. Mas depois de alguns meses, a idéia foi abortada e voltaram os fraquíssimos filmes atuais, e o que é pior, carregados de forte carga dramática.

Enfim, minha sugestão é trazer novamente leveza e descontração à Sessão da Tarde. Mesmo que, para isso, seja preciso viver de passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário