sábado, 10 de junho de 2017

A Força do Querer é um lixo superestimado e continua com a ruindade que se instalou no horário há muito tempo

Que as novelas das nove andam péssimas e não é de hoje, todo mundo sabe. Talvez a última boa novela no horário tenha sido Insensato Coração, do grande Gilberto Braga.

Depois, veio um caminhão de lixo, um atrás do outro. Inclusive Babilônia, do mesmo Gilberto Braga, que eu achava a pior de todas até o presente momento.

O problema é que todo mundo anda elogiando a atual A Força do Querer, como se ela fosse a salvação.

Bom, se o quesito considerado for audiência, pode até ser. Desde Império (outra superestimada) não se via tantos pontos no ibope.

Agora, se a gente for falar de qualidade, a coisa é diferente.

A história central é fraquíssima. Os atores são quase todos canastrões. Eu até discordo do povo que critica a atuação do Fiuk, como se ele fosse o único ali que atuasse mal. Não. Ele atua tão bem quanto o restante.

Pra não dizer que não gosto de tudo, eu adoro a maneira como a autora aborda a questão da transexualidade. É o que está me fazendo acompanhar essa novela pavorosa. A personagem Ivana é muito interessante. A menina que a interpreta é boa atriz e convence só com o olhar.

Outra atriz maravilhosa que aceitou fazer parte dessa roubada é a minha queridinha, Débora Falabella. Talvez a melhor atriz da novela.

Agora, as personagens Zeca, Eurico e Joyce não me descem de jeito nenhum. O machismo deles deveria ser tratado pela novelista como uma crítica, e não como algo "bonitinho" como ela andou escrevendo no Twitter.

Se a Glória Perez, mais para a frente, usar isso para passar uma lição de moral na sociedade, como tem feito com os transexuais, eu posso mudar de opinião. Por enquanto, o que se vê é uma apologia ao machismo, sob a desculpa de que é "cultural". Uma grande bola fora para alguém que perdeu a filha por causa de machismo.

Aliás, sua filha, a atriz Daniela Perez, era talentosíssima, ao contrário da mãe, que só sabe escrever a mesma novela várias vezes e reciclar. Nem sempre talento vem de família, não é mesmo?

Outra coisa ruim é a trilha sonora. Botaram logo duas músicas breganejas como tema do casal Zeca e Jeiza. A música da Ivana é linda como ela: True Colors, da Cindy Lauper. Mas, personagens vulgares, têm que ter músicas vulgares. Está certo.

Outra que eu acho um saco é a Ritinha. Isis Valverde é superestimada até na beleza, quem dirá como atriz.

O meu destaque das novelas desse ano vai para Malhação - Viva a Diferença, que fala sobre varios tipos diferentes de preconceito, e a trama das seis, Novo Mundo, uma verdadeira aula de história do Brasil, além de ser romântica e ingênua, tudo que o horário precisa.

Aliás, meus aplausos para as últimas novelas das seis. As melhores novelas do país têm sido, de uns anos pra cá, apresentadas nessa faixa.

Enquanto isso, às 21 horas, só se vê violência, palavras de baixo calão e baixarias de todo tipo.

O horário está sendo disputado por Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva, para a novela seguinte. Eu torço completamente por Aguinaldo, um dos maiores novelistas desse país, tanto que desperta a inveja de críticos fracassados como Leão Lobo. A única novela ruim do Aguinaldo foi Fina Estampa, porque as demais foram excelentes.

Já o Walcyr, é outro enganador também como a Glória Perez, e de bom mesmo só fez Chocolate com Pimenta.

Resumindo: não vejo a hora de acabar esse verdadeiro martírio que é a A Força do Querer. Estamos carentes de boas novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário