sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O medo e a culpa que temos ao nos declararmos ateus

Na boa, já estou sentindo um sentimento de culpa enquanto digito esse texto. E fico vermelho só de imaginar que alguém irá ler.

É assim que nós ateus vivemos, tanto no Brasil como no exterior.

Minha própria família sempre virou a cara para mim quando eu me declarava ateu. Assim como quando eu me declarava bissexual.

Mas parece que ser ateu, é ainda mais grave do que gostar de alguém do mesmo sexo.

Vejam o caso do futebol, por exemplo.

Todo mundo aceita que voce torça para um time diferente, ninguém cria caso e no final todos caem na gargalhada. Mas experimente dizer que odeia futebol. Certamente, irão te excluir da rodinha.

Com religião é a mesma coisa. Todos aceitam uma religião diferente - exceto os evangélicos, que são intolerantes por natureza - mas ninguém pode optar por não seguir NENHUMA religião.

Aliás, isso é até mais grave que não gostar de futebol.

O mundo não está preparado para o diferente, fato.

Sempre quando há correntes de oração, sou obrigado a participar para não arrumar confusão. Mesmo me sentindo um idiota falando sozinho.

Assim como gays, lésbicas, negros, idosos, travestis são amedrontados ao sairem na rua, o mesmo acontece conosco. Com a diferença que nossa opção religiosa não está evidente para os outros, a menos que nos questionem sobre ela. E obviamente, temos que mentir, ou no mínimo, esconder nossas opiniões.

Tudo que os religiosos dizem pode ser contestado através da Matemática, da Física e da Química. Se as pessoas estudassem mais essas tres matérias, ninguém acreditaria em falácias como a Bíblia.

Sempre gostei de Exatas. E elas provam que o Universo pode, sim, ter sido concebido sem a MENOR necessidade de um ser superior.

Afinal, como pode haver algo "onipresente", só para citar uma das tres características desse ser, quando não havia coisa alguma? Como Deus poderia estar em todo lugar, se não havia lugar nenhum?

Claro que o Big Bang pode não ter sido real. É meio duvidoso que tudo que está ao nosso redor ficasse guardado em um ovo cósmico. Lógico que, é contraditório que algo tão imenso ficasse suprimido dentro de algo menor.

Mas não há outras teorias? Nunca ouviram falar na Teoria das Cordas?

Como dizia o saudoso Antonio Abujamra, ateu convicto: idolatrem a dúvida.

Quanto mais as pessoas querem parecer inteligentes, mais elas se tornam banais e rotineiras. É muito fácil dizer que, como não sabemos a origem de tudo, foi Deus que fez e pronto.

Eu já prefiro a sabedoria confundida com ignorancia, ao simplesmente dizer: não sei a resposta.

Pelo menos eu estou aberto a novas visões de mundo, e não fico restrito a um livro idiota escrito há dois mil anos, que aliás, já foi COMPROVADO que o mundo existe há muito mais tempo que isso.

Enfim, estou escrevendo esse texto para desabafar.

A ínternet foi o único lugar que encontrei para isso, pois em casa eu sou tratado como um alienígena. Aliás, é engraçado: quando alguém fala que extraterrestres não existem, ninguém questiona. Já Deus...

É para refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário