terça-feira, 5 de julho de 2022

As melhores novelas da história da televisão brasileira

Resolvi deixar registrado aqui, aquelas novelas que, na minha opinião, foram as melhores já exibidas no Brasil. Tentei ser imparcial na escolha dos títulos, embora, logicamente, meu gosto pessoal também influiu um pouco. Mas levei em conta a qualidade das obras e o impacto causado por elas na sociedade. E é óbvio que muita coisa, MUITA coisa mesmo, ficou de fora. Talvez eu faça uma segunda, terceira e até quarta parte com as que ficaram faltando.

A novela mais importante de todos os tempos é Tieta, de 1989, do autor Aguinaldo Silva. Embora ela tenha perdido um pouco de credibilidade por conta dos jovens, que preferiam Top Model, ela foi muito mais marcante com uma história adaptada do escritor Jorge Amado. Grandes atores mostravam seu brilho, sobretudo Reginaldo Faria e Joanna Fomm, esta última como a grande vilã Perpétua. Que pode até não ter sido a maior vilã de todos os tempos - posto que fica com Odete Roittman, de Vale Tudo - mas foi a melhor atuação da história da tv brasileira.

Também sou apaixonado por novelas de temática rural. Seja as sertanejas de Benedito Ruy Barbosa, como Pantanal, Renascer e O Rei do Gado, seja as nordestinas de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, como Pedra Sobre Pedra, com atuação brilhante de Fábio Júnior como Jorge Tadeu, seja Fera Ferida e principalmente A Indomada, novela que marcou minha infancia e foi o maior sucesso televisivo de 1997, um ano difícil para a teledramaturgia, que perdia tanto em audiencia como em qualidade. Mas as peripécias de Maria Altiva, vivida pela maravilhosa Eva Wilma, traziam frescor e alívio para os ávidos por boas histórias. Como não lembrar de Emanoel, vivido por Selton Mello, criando asas e voando pelos céus de Greenville?

A melhor novela das sete que eu já vi foi A Viagem, de 1994. Ela veio depois de alguns fracassos, e para mim foi uma das poucas boas tramas no horário. Justamente por ter uma pegada mais séria, não era uma comédia pastelão sem graça como a maioria das novelas das sete. E para mim, também, foi a única boa da década de 90.

O horário das seis, por outro lado, é meu favorito. Seja com as comédias de Walcyr Carrasco como O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta (não esquecendo da séria Alma Gemea, de temática espírita), seja com Benedito novamente trazendo um poquinho do interior para nossos lares. Amo demais Cabocla, que foi a estreia de Vanessa Giácomo na tv e eu já me apaixonei por ela logo de cara, Sinhá Moça e Paraíso, está última em sua segunda versão, de 2009, onde o cantor Daniel se mostrou um grande ator.

Glória Perez, Silvio de Abreu e Gilberto Braga não poderiam ficar de fora. Dela, eu amo O Clone, Caminho das Índias e A Força do Querer, com suas culturas exóticas e exuberantes. Dosdois últimos, amo as tramas policiais, como A Próxima Vítima e Paraíso Tropical.

Estas são algumas tramas que considero as melhores já exibidas em nosso país. E isso é apenas um resumo bem detalhado. Muitas outras ainda não foram citadas, e em breve, eu postarei novos textos falando delas.

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário