sábado, 2 de outubro de 2021

Nos Tempos do Imperador é a melhor novela de todos os tempos e nos faz sentir nostalgia de uma época não vivida

Desde a estréia de Nos Tempos do Imperador, a atual trama do horário das seis, eu não perdi um único capítulo sequer da mesma. Gostaria de explicar, neste texto, as razões que me fazem amar tanto a novela.

Em minha modesta opinião, Nos Tempos do Imperador é simplesmente a melhor novela já exibida na história da televisão brasileira. Digo isso sem o menor medo de errar. E acredito que, por eu ter assistido a quase todas já exibidas, até as que não são de minha época, tenho embasamento para afirmar e manter essa opinião.

A novela é simplesmente deliciosa. Com destaque especial aos figurinos maravilhosos, sobretudo os da Imperatriz Teresa Cristina, de longe a mais bela da novela. Letícia Sabatella já é um luxo como atriz e uma elegancia de mulher, e vivendo a nossa Imperatriz ela tem se mostrado uma das mulheres mais elegantes e classudas do mundo.

O que mais acho fascinante na história é o resgate do Brasil Império. E aí entra minha opinião pessoal aqui, mas que pelo que vejo é a mesma de muitos brasileiros: o Império foi a melhor fase de nossa história.

Com a colaboração da Igreja Católica, o Brasil teve vasto investimento em Arquitetura, Artes Cenicas e Música.

Aliás, o gosto por árias operísticas e música erudita nos mostra que o brasileiro já teve, sim, bom gosto. Em uma cena, na primeira fase, as princesas Leopoldina e Isabel cantam, com a mãe acompanhando ao piano, Santa Lucia, uma das mais belas árias já compostas, anos depois registrada em disco por Caruso e, ainda mais tarde, por outras vozes.

Aliás, naquele tempo não havia ainda vitrola e sequer o gramofone. Apenas a nobreza podia se dar ao luxo de ouvir música, tendo que contratar uma orquestra para tocar exclusivamente para eles. A plebe, como assim era chamada, só ouvia música em ocasiões especiais.

Na segunda fase, iniciada há algumas semanas, tem-se falado bastante da Guerra da Secessão, ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Mais uma aula de História. Se bem que, em muitos faroestes das décadas de 30, 40 e 50, os filmes contavam o que acorria nessa época. Aliás, é outra razão por que eu amo cinema western. Por contar a história americana do século 19.

Aqui no Brasil, o cenário era outro. Mas não menos mágico. A novela vive mostrando cabarés, cassinos e tabernas, que eram nossos equivalentes aos saloons estadunidenses.

Aliás, por falar nisso, quero destacar os personagens Germana e Licurgo, a parte mais engraçada da novela inteira. Como eu ria com esses dois! Ria, no pretérito, pois um acidente tirou a vida de ambos ainda na primeira fase, durante uma fuga após um roubo de joias.

Se alguém disser que a novela ficou menos divertida, serei obrigado a concordar. Mas continua excelente.

Não vejo ninguém arrumar uma crítica construtiva para Nos Tempos do Imperador. Por isso esbravejam, tentando nos convencer que a novela é ruim, mas não tem um argumento sequer.

A única crítica que fazem, e acho-a absurda, é acusarem a novela de racista por causa da abordagem da escravidão. Mas acho que essa abordagem é um fator que pesa mais a favor da novela que outra. Explico: novela é um retrato da realidade. E, um aspecto negativo da época, era justamente a maneira como os negros eram tratados. Como a novela é de época, creio que ela cumpre o papel de informar como era a sociedade da época. Vejo isso muito mais como uma crítica social do que como apologia.

Mas, de fato, o meu sonho era ter vivido no século 19. A melhor fase da história mundial. Eu trocaria toda a tecnologia de hoje para vivenciar algo tão encantador.

Sempre disse aqui no blog que o horário das seis é o melhor e meu favorito. Sobretudo quando apresenta tramas de época.

Antigamente, e eu peguei essa fase, o horário era visto como "menor" pela cúpula da Globo. Menor até mesmo que as tramas tolas das sete, que nem sempre são boas. Já as das seis, eu digo que absolutamente TODAS são boas. Não conheço uma única novela desse horário que não tenha sido.

Ainda bem que, aos poucos, essa visão está mudando. A emissora, assim como os anunciantes, estão vendo que o público ama novelas das seis. Elas nos fazem sonhar com uma época que sequer vivemos.

E até mesmo em outras emissoras, os maiores clássicos, as maiores lembranças do público, sempre são as novelas de época. Basta ver Xica da Silva, a MELHOR novela de toda a história da Rede Manchete, que se passava no Brasil Colonal, outro período glorioso.

Nos Tempos do Imperador é a melhor novela que o Brasil já viu. Quicá, o mundo. E eu não vejo a hora dela ser exportada para todos os países. Ela me orgulha de ser brasileiro, ainda que hoje, o Brasil não seja mais o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário