quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Legalmente Loira: o enorme impacto causado pelo melhor filme da história

Postei esses dias, aqui no blog, uma crítica ao cinema estadunidense, que investe mais em comédia do que em drama.

Entretanto, meu filme favorito de todos os existentes é justamente uma comédia daquelas bem pastelonas: o clássico Legalmente Loira, de 2001.

Na verdade, o filme vai muito além disso. É um filme feminista, libertário e conscientizador.

Além de mostrar diversas mulheres lindas e sensuais, sobretudo a protagonista Elle Wood, vivida pela maravilhosa Reese Whiterspoon, o filme ensina que para uma mulher ser linda, loira e rica, não é preciso ser burra ou ingenua.

É a história de uma garota rejeitada pelo namorado por levar uma vida fútil, mas que, para voltar seu antigo relacionamento, se dispõe a cursar Direito e se tornar advogada, para provar que possui inteligencia suficiente e que não precisa depender de homem nenhum.

Suas amigas, sobretudo Paulette, interpretada pela mesma estonteante atriz que faz a mãe do Steve tifler em American Pie, sempre contam com a ajuda de Woods para deixarem fluir suas emoções e sentirem-se poderosas e independentes.

Todos dizem que filmes do tipo agradam apenas ao público feminino ou gay. Mas se ver um bando de gatas em um filme só, ainda mais na cena em que Woods aparece de biquini numa piscina ou fantasiada de coelhinha numa festa, é ser gay, podem me chamar assim. Nem crio confusão, não (risos)

Legalmente Loira gerou duas continuações: Legalmente Loira 2, em 2003, e o spin-off Legalmente Loiras, em 2009. Este último, não tão criativo quanto os primeiros, por não contar com o elenco original de beldades que fazia todo homem suspirar.

Não lembro de ter visto nenhum dos filmes na Rede Globo. Mas o SBT exibia, tanto o primeiro como o segundo, frequentemente no extinto Cinema em Casa.

Vale a pena rever sempre que puder.

Ao mesmo tempo em que o filme nos põe saudosos de uma época em que bons filmes eram feitos, e os jovens se divertiam a vontade, também é espantoso como o filme é moderno e a frente do seu tempo, por ser um filme com bastante empoderamento e representatividade.

Assistam esse filme e suas sequencias. Mas principalmente o original. E depois me digam se não é o melhor filme já feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário